sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Na raça


                        (Inspirado por Miriam Alves)

Cada minuto conta
Cada segundo contra
Monotema
Que o agora é sempre

Que corrente pesa mais?
Ferro?
Cárcere?
Social?
Psico soma o quê?

Quem dera fosse minha cabeça:
Resolvo,
Esqueço,
Nunca existiu.

Fibromialgia não é poesia
Nem rima com crônica
Só é dor
Persistente
Tal a notícia diária:
Mais um
Mais uma
Tudo Negro:
Em prisão
Em humilhação
Na surra
Na morte
Fora da fila da escolha
Fora da lista da escola

E se fura a estatística,
Palmas ao mérito,
Troféu e exemplo único:
"Basta querer".

Não quero essas palmas
Esse sorriso pérfido
Esse elogio quando eu doce
Ao eu-ser fora da curva.

Sou pelo povo preto
Que me trouxe
    me é
    me virá

Cada minuto conta
Cada segundo contra.

Canso. Quero dormir. Preciso.
Mas não paro
Se mais um
Se mais uma
Tudo Negro
Ainda tomba.

E levanto-nos
Pela vida negra
          de aqui      de agora
Que seguro pela mão
De entidade.

2 comentários: