terça-feira, 18 de junho de 2013

O presente de Cauã

     Em 16 de junho, o mais novo tesouro da família Pereira (e Ribeiro de Souza) comemora outonos de vida. Quatro em 2013.
     ¾ Irmã, de que o Cauã precisa?
Cauã, tia-dinda, Sonic e É gol!
     ¾ Calça jeans. Como criança perde roupa rápido!
     ¾ Cauã, o que você quer ganhar de aniversário?
     ¾ O Sonic vem na minha festa. O Homem-aranha e o Homem de Ferro vão trazer ele.
     A tia-dinda, professora da família, obviamente dá livros. Mas o que eu queria mesmo era dar um mundo. O mundo.
     Um mundo sem mazelas de qualquer ordem. Sem drogas, concretas e abstratas. Sem politicagem, politiquices, corrupção. Sem violência, que toda ela é sem razão. Sem pobreza monetária e de espírito. Sem poluição sonora, visual, ambiental. Sem descumprimento dos deveres. Sem hipocrisia.
     Um mundo com benesses. Com amor absoluto, sem precisar de adjunto ou complemento. Com boa educação – familiar e escolar. Com consciência da diversidade (étnica, sexual, religiosa...), pois é, enfim e apenas, o que iguala um ser humano a outro (Tirem as vendas, por favor, senhoras e senhores!). Com garantia de direitos. Com respeito.
     Utopia – ingênua, piegas, podem dizer! -, pois “mundo sem” e “mundo com” coexistem, se alternam, evoluem, recrudescem.
     Então, se toda moeda tem duas faces (bendito maniqueísta clichê), que Cauã seja amoroso, consciente e respeitoso, para contribuir com o “lado bom”, mas forte e corajoso para lutar contra o “lado ruim” (perdoe, Yoda, mas não posso, por razões melanínicas, usar “lado negro da força”, não no “seu” sentido!!).  

     E que eu, querido sobrinho, não lhe deseje apenas um futuro, mas comemore seu presente. Do indicativo. E também no gerúndio.

4 comentários:

  1. Muito lindo! Tanto a refletir... Obrigada, minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada você, minha amiga, leitora e cúmplice de vida! bj

    ResponderExcluir
  3. Profe, adorei!! Muito! Aliás, adoro muito seus textos no geral. Posso mostrar seu blog para meus amigos da Academia de Letras da faculdade?
    Beijos com saudades, Isabela Reis (Da 3B1 do ano passado...)

    ResponderExcluir
  4. Que saudade, Isabela! Obrigada, querida! É claro que pode mostrar meu blog. E quando você presenteará o Palavrarte com seus textos? Estou aguardando... bj

    ResponderExcluir